domingo, 26 de fevereiro de 2012

Jogos de Oposição


Classificação: 

Podemos separar em três grupos: 
• Jogos de combate: contato direto. Tirar, empurrar, desequilibrar, projetar e imobilizar.
Jogos que podemos citar como jogos de combate são: judô, luta olímpica, jiu-jitsu, sumo entre outras.






• Jogos á distância: não mantêm contato direto com o adversário. Karatê, boxe, muay thay, taekwondo.




• Jogos que utilizam instrumento mediador: esgrima e kendo.



Classificação dos jogos de lutas:

Jogos de rapidez e atenção: evitar contato com o adversário deslocando-se rapidamente, estar sempre atento, reagir e sempre respeitar as regras.

Jogos de conquista de objetos: conquistar o objeto e protege-lo, se deslocando e resistindo ao ataque do adversário.

Jogos de conquista de território: empurrar, agarrar, puxar, resistir. Um jogo de atitude e coragem para dominar o território desequilibrando o adversário.

Jogos para desequilibrar: desequilibrar o adversário sem conquistar território, empurrar, puxar, deslocar sempre mudando a estratégia.

Jogos para reter, imobilizar, livrar-se: um jogo de corpo a corpo, agarrar, derrubar, livrar-se de uma imobilização, aceitando o contado físico.

Jogos para combater: utilização de todos os outros grupos tendo contato físico imobilizando, derrubando, agarrando, esquivando-se, utilizando a força do adversário contra ele, entre outras citadas a cima. 

Aula Prática 24/02

Pega pega aranha

Brincadeira lúdica utilizada como aquecimento, nessa brincadeira são todos contra todos.
Um aluno é aranha, e deve se movimentar somente com os pés e mãos no chão, enquanto o aranha tenta pegar os outros participantes devem tentar fugir. Cada participante que for pego vira aranha, e assim por diante, a brincadeira termina quando todos virarem aranhas.

Pega pega Saci

Essa brincadeira também é um aquecimento, o pegador deve se locomover somente como o Saci, em uma perna só, cada integrante que for pego deve também virar Saci, a brincadeira termina quando todos forem Sacis.

Conquista de objeto

Duas fileiras com números iguais de pessoas, cada integrante recebe um número, e na outra equipe a mesma numeração. Na ordem do professor os dois integrantes de mesmo número que forem chamados devem disputar um objeto (bola) e levá-lo a um “gol”, porém os participantes devem somente se arrastar, rolar, ou se mover de 4 no chão. Eles podem tanto ficar em posse da bola até conseguir colocá-la no gol, ou também impedir o adversário de tentar fazer o gol, podendo agarrar, imobilizar, etc.

Conquista de território

Com os mesmos grupos da atividade anterior, o professor deve demarcar o espaço da atividade, e dividi-lo ao meio, cada equipe tem um objeto o qual deve proteger, então quando o professor der a ordem, as equipes devem combinar uma tática, e então tentar pegar o objeto do campo adversário e trazer até seu campo.

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