
Classificação das Lutas conforme:
Ação Motora:
Percussão: tem por objetivo tocar;
Entende-se por percussão os movimentos de impacto como os socos, chutes,
joelhadas e cotoveladas.
Exemplo: boxe, muay thay, karatê entre outros.
Dominio: tem por objetivo agarrar, manipular;
Movimentos como chaves, estrangulamentos, imobilizações.
Exemplo: judô, jiu jitsu,
sumo entre outros.
Distancia: pode ser definida em curta, media e longa.
- Curta: jiu jitsu, sumo, judô, aykydo, hustle, wrestling. As lutas de curta distancia é uma ação motora de segurar e a sua luta mais eficiente é o judo que tem golpes de derrubar o adversário ao solo utilizando a força do adversário e a própria força.
- Média: karatê, taekwondo, muay thay, boxe, chinese boxing.Nas lutas de media distancia é utilizado socos giratórios, joelhadas, cotoveladas, defesas com as canelas e com os braços. Sua luta mais eficiente é o muay thay.
- Longa: esgrima, kendo, capoeira, kung fu.Utilização de implementos, luta com chutes com os peitos dos pés, chutes giratórios, chutes voadores, chutes sequenciais, chutes em step.
Vamos ver algumas atividades que nós realizamos em sala de aula e que
auxiliam muito na iniciação de lutas.
- Atividade 1:
Sociabilização:
- Falar o nome mais o golpe.
Essa atividade é realizada da seguinte maneira: cada aluno deverá dizer
seu nome e realizar um golpe que saiba, em seguida o próximo aluno, mas não é
tão simples assim, todos devem repetir os nomes e os golpes memorizando o de
todos e faze-los na ordem exata. Assim vão se conhecendo de uma maneira
mais fácil e divertida.
- Atividade 2: Todos contra
todos:
- Tocar a parte do corpo ordenada pelo professor.
O professor pede para que os alunos fiquem andando aleatoriamente
pela sala, quando ela disser uma parte do corpo os alunos tentarão tocar a de
quem estiver próximo mais sem deixar tocar o seu.
- Atividade 3: Percussão:
- Em dupla.
Sentados, os alunos devem tentar derrubar o colega de costas no chão,
isso quando forem autorizados.
- Atividade 4: Domínio:
- Com bola.
Os alunos devem iniciar a brincadeira sentados um de costas para o outro
cm uma bola bobath entre eles. Ao sinal do professor os alunos devem virar e
agarrar a bola sem ficarem de pé, e cada um terá que tentar ficar com a bola.
- Atividade 5: Domínio:
Derrubar o colega que está de pé. Em duplas um deve tentar derrubar o
outro, ou imobilizar.
- Atividade 6: Pega pega
cão:
Um integrante do grupo é o pegador "cão" que deve somente se
locomover de 4 no chão, e os fugitivos devem correr do cão, caso seja deve
também se torna um cão, a brincadeira termina quando todos forem " cães.
- Atividade 7: Mista:
- Todos contra todos.
Nessa atividade cada aluno tem seu colete e deve amarrar sem dar nó em
alguma parte do corpo, ao sinal da professora eles devem tentar tirar o colete
do colega sem que deixem tirar o seu. Ao final vence quem tiver tirado mais
colete.
- Atividade 8: Percussão:
- Tocar o aluno citado pelo professor com o colete.
O professor cita o nome de um aluno, então todos devem se aproximar dele
e encostar o colete. Mais lembre os alunos que é somente para encostar e não
"bater"/ "chicotear".
- Lembrem-se essas são
brincadeiras lúdicas para ter uma iniciação boa e divertida. Não é
necessário machucar o colega, e também tomem o máximo de cuidado possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário