A
partir do texto ‘Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos
situacionais’ de Mariana Simões
Pimentel Gomes et al, o grupo pode analisar e refletir sobre os
princípios concidionais de Luta, o que nos possibilitou criar uma definição
para as Lutas e também para as suas manifestações.
As
Lutas podem ser divididas e classificadas de diferentes maneiras. São definidas
quatro tipos de luta em função da relação dos lutadores com o “alvo” e com a
“meta”. O alvo é definido como o objeto a ser atingido ou defendido (indivíduos),
enquanto a meta é o objetivo que se busca ao atingir o alvo. É uma divisão com
base nas especificidades e não nos princípios comuns. As Lutas trazem para o mundo
da educação física diversas demosntrações de tradição, religião,cultura, rituais,
disciplina, além de aspectos relacionados ao corpo.
Independentemente
da modalidade ou especificidade da luta, aspectos, como: contato proposital,
fusão ataque/defesa, imprevisibilidade, oponente/alvo e regras, são condições
indispensáveis para que uma atividade seja caracterizada como Luta. Estes
princípios condicionais regem as Lutas e as caracterizam.
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