quarta-feira, 28 de novembro de 2012


No dia 22 de novembro de 2012 tivemos a aula de Sumo

História
Na mitologia japonesa, há uma lenda que afirma que a origem da “raça japonesa” teria vindo de uma luta desumô entre o deus Take-mikazuchi e o líder de uma tribo rival. A luta teria sido vencida pelo deus, garantindo a supremacia dos japoneses nas ilhas nipônicas.
Independente de lendas, há registros da prática do sumô de mais de 1.500 anos. Além disso, originalmente, o sumô não era apenas um esporte, mas também um ritual religioso. Com o tempo, ele foi se caracterizando cada vez mais como um esporte, com regras e campeonatos, mas sempre mantendo sua característica espiritual, como ocorre com boa parte das artes marciais orientais.
No Brasil, o sumô começou a ser praticado pelos imigrantes japoneses no início do século XX. O primeiro campeonato foi realizado na colônia de Guatapará, no interior de São Paulo, em 1914. A mais antiga instituição ligada ao esporte, a Federação Paulista de Sumô, surgiu em 1962.
Em 1998, surgiu a Confederação Brasileira de Sumô (CBS), e em 2000 o Campeonato Mundial foi realizado em São Paulo, tendo sido a primeira vez que ele ocorria fora do Japão.

Golpes:
Hatakikomi
Tsuridashe
Uwatinage

Categorias
As categorias são divididas por sexo, idade (pra atletas até 19 anos) e peso (para adultos):

Mirim (até 13 anos)
Infantil (13 a 16 anos)
Juvenil (16 a 19 anos)
Leve  (85kg para homens e 65kg para mulheres)
Médio  (85kg a 115kg para homens e 65kg a 85kg para mulheres)
Pesado (acima de 115kg para homens e acima de 85kg para mulheres)
Absoluto (sem limite de peso)


http://papodegordo.mtv.uol.com.br/2009/08/14/sumo-brasil-japao-mundo-historia-lenda-campeonatos/



AULA PRÁTICA:

- em dupla abraçam a bola e tentam se "empurrar"


- de joelhos ainda abraçados coma  bola, os alunos devem delimitar 4 quadrados do tatame para ser o "ring', quem sair primeiro perde.




















- em pé, delimitando um espaço, o mesmo do exercício anterior.
- em pé, pé de apoio a frente, mãos ao ombro.

















  • Na área delimitada os dois lutadores estarão se empurrando pela cintura, os dois devem estar com um pano na parte posterior um pouco abaixo das costas, em algum momento um dos dois tentam pegar o pano do oponente.


- Variação: rasteira com queda.




  • Dentro de um círculo os dois devem estar de joelhos, e em seguida devem se empurrar pela cintura ou ombro, tentando derrubar o oponente de costas no chão.


  • Mini sumô
Em um círculo feito no chão os dois devem tentar encaixar as mãos nas pernas, cintura e ombros, com o objetivo de colocar o oponente para fora do círculo ou fazer com que ele coloque outra parte do corpo que não seja a sola dos pés.






Nenhum comentário:

Postar um comentário