domingo, 26 de fevereiro de 2012

Jogos de Oposição


Classificação: 

Podemos separar em três grupos: 
• Jogos de combate: contato direto. Tirar, empurrar, desequilibrar, projetar e imobilizar.
Jogos que podemos citar como jogos de combate são: judô, luta olímpica, jiu-jitsu, sumo entre outras.






• Jogos á distância: não mantêm contato direto com o adversário. Karatê, boxe, muay thay, taekwondo.




• Jogos que utilizam instrumento mediador: esgrima e kendo.



Classificação dos jogos de lutas:

Jogos de rapidez e atenção: evitar contato com o adversário deslocando-se rapidamente, estar sempre atento, reagir e sempre respeitar as regras.

Jogos de conquista de objetos: conquistar o objeto e protege-lo, se deslocando e resistindo ao ataque do adversário.

Jogos de conquista de território: empurrar, agarrar, puxar, resistir. Um jogo de atitude e coragem para dominar o território desequilibrando o adversário.

Jogos para desequilibrar: desequilibrar o adversário sem conquistar território, empurrar, puxar, deslocar sempre mudando a estratégia.

Jogos para reter, imobilizar, livrar-se: um jogo de corpo a corpo, agarrar, derrubar, livrar-se de uma imobilização, aceitando o contado físico.

Jogos para combater: utilização de todos os outros grupos tendo contato físico imobilizando, derrubando, agarrando, esquivando-se, utilizando a força do adversário contra ele, entre outras citadas a cima. 

Aula Prática 24/02

Pega pega aranha

Brincadeira lúdica utilizada como aquecimento, nessa brincadeira são todos contra todos.
Um aluno é aranha, e deve se movimentar somente com os pés e mãos no chão, enquanto o aranha tenta pegar os outros participantes devem tentar fugir. Cada participante que for pego vira aranha, e assim por diante, a brincadeira termina quando todos virarem aranhas.

Pega pega Saci

Essa brincadeira também é um aquecimento, o pegador deve se locomover somente como o Saci, em uma perna só, cada integrante que for pego deve também virar Saci, a brincadeira termina quando todos forem Sacis.

Conquista de objeto

Duas fileiras com números iguais de pessoas, cada integrante recebe um número, e na outra equipe a mesma numeração. Na ordem do professor os dois integrantes de mesmo número que forem chamados devem disputar um objeto (bola) e levá-lo a um “gol”, porém os participantes devem somente se arrastar, rolar, ou se mover de 4 no chão. Eles podem tanto ficar em posse da bola até conseguir colocá-la no gol, ou também impedir o adversário de tentar fazer o gol, podendo agarrar, imobilizar, etc.

Conquista de território

Com os mesmos grupos da atividade anterior, o professor deve demarcar o espaço da atividade, e dividi-lo ao meio, cada equipe tem um objeto o qual deve proteger, então quando o professor der a ordem, as equipes devem combinar uma tática, e então tentar pegar o objeto do campo adversário e trazer até seu campo.

Classificação das Lutas


Classificação das Lutas conforme:
Ação Motora:
Percussão: tem por objetivo tocar;
Entende-se por percussão os movimentos de impacto como os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.
Exemplo: boxe, muay thay, karatê entre outros.




Dominio: tem por objetivo agarrar, manipular;
Movimentos como chaves, estrangulamentos, imobilizações.
Exemplo: judô, jiu jitsu, sumo entre outros.











Distancia: pode ser definida em curta, media e longa.



  • Curta: jiu jitsu, sumo, judô, aykydo, hustle, wrestling. As lutas de curta distancia é uma ação motora de segurar e a sua luta mais eficiente é o judo que tem golpes de derrubar o adversário ao solo utilizando a força do adversário e a própria força. 

  • Média: karatê, taekwondo, muay thay, boxe, chinese boxing.Nas lutas de media distancia é utilizado socos giratórios, joelhadas, cotoveladas, defesas com as canelas e com os braços. Sua luta mais eficiente é o muay thay.



  • Longa: esgrima, kendo, capoeira, kung fu.Utilização de implementos, luta com chutes com os peitos dos pés, chutes giratórios, chutes voadores, chutes sequenciais, chutes em step.






Vamos ver algumas atividades que nós realizamos em sala de aula e que auxiliam muito na iniciação de lutas.
  • Atividade 1:  Sociabilização:
- Falar o nome mais o golpe.
Essa atividade é realizada da seguinte maneira: cada aluno deverá dizer seu nome e realizar um golpe que saiba, em seguida o próximo aluno, mas não é tão simples assim, todos devem repetir os nomes e os golpes memorizando o de todos e faze-los na ordem exata. Assim  vão se conhecendo de uma maneira mais fácil e divertida.

  • Atividade 2: Todos contra todos:
- Tocar a parte do corpo ordenada pelo professor.
O professor pede para que os alunos fiquem andando aleatoriamente pela sala, quando ela disser uma parte do corpo os alunos tentarão tocar a de quem estiver próximo mais sem deixar tocar o seu.     
  • Atividade 3: Percussão:
- Em dupla.
Sentados, os alunos devem tentar derrubar o colega de costas no chão, isso quando forem autorizados.
  • Atividade 4: Domínio:
- Com bola.
Os alunos devem iniciar a brincadeira sentados um de costas para o outro cm uma bola bobath entre eles. Ao sinal do professor os alunos devem virar e agarrar a bola sem ficarem de pé, e cada um terá que tentar ficar com a bola.
  • Atividade 5: Domínio:
Derrubar o colega que está de pé. Em duplas um deve tentar derrubar o outro, ou imobilizar.
  • Atividade 6:  Pega pega cão:
Um integrante do grupo é o pegador "cão" que deve somente se locomover de 4 no chão, e os fugitivos devem correr do cão, caso seja deve também se torna um cão, a brincadeira termina quando todos forem " cães.
  • Atividade 7: Mista:
- Todos contra todos.
Nessa atividade cada aluno tem seu colete e deve amarrar sem dar nó em alguma parte do corpo, ao sinal da professora eles devem tentar tirar o colete do colega sem que deixem tirar o seu. Ao final vence quem tiver tirado mais colete.
  • Atividade 8: Percussão:
- Tocar o aluno citado pelo professor com o colete.
O professor cita o nome de um aluno, então todos devem se aproximar dele e encostar o colete. Mais lembre os alunos que é somente para encostar e não "bater"/ "chicotear".



  • Lembrem-se essas são brincadeiras lúdicas para ter uma iniciação boa e divertida. Não é necessário machucar o colega, e também tomem o máximo de cuidado possível.

Princípios Condicionais de Lutas




Primeiro Post


A partir do texto ‘Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais’ de Mariana Simões Pimentel Gomes et al, o grupo pode analisar e refletir sobre os princípios concidionais de Luta, o que nos possibilitou criar uma definição para as Lutas e também para as suas manifestações.
As Lutas podem ser divididas e classificadas de diferentes maneiras. São definidas quatro tipos de luta em função da relação dos lutadores com o “alvo” e com a “meta”. O alvo é definido como o objeto a ser atingido ou defendido (indivíduos), enquanto a meta é o objetivo que se busca ao atingir o alvo. É uma divisão com base nas especificidades e não nos princípios comuns. As Lutas trazem para o mundo da educação física diversas demosntrações de tradição, religião,cultura, rituais, disciplina, além de aspectos relacionados ao corpo.
Independentemente da modalidade ou especificidade da luta, aspectos, como: contato proposital, fusão ataque/defesa, imprevisibilidade, oponente/alvo e regras, são condições indispensáveis para que uma atividade seja caracterizada como Luta. Estes princípios condicionais regem as Lutas e as caracterizam.